Quais são os benefícios do alongamento?

Quais são os benefícios do alongamento?

A prática de exercícios físicos é sempre recomendada para quem busca uma vida saudável e equilibrada. Muitos deles, além de manter o corpo em movimento, ainda colaboram para a prevenção de lesões e problemas de saúde. Entenda quais são os benefícios do alongamento antes e depois de seus treinos. 

O ato de alongar, ou seja, esticar o corpo e os músculos é uma das opções mais recomendadas por especialistas e possui muitos benefícios para os praticantes. ​Ele deve ser inserido antes e depois de cada atividade, para aquecer ou para relaxar os músculos.

​Principais benefícios do alongamento muscular

​Com qual frequência você treina, vai à academia, corre, pedala ou nada? Qual o ritual que pratica antes de iniciar aquela atividade física que se propôs? Tome cuidado, é muito importante o aquecimento para evitar lesões e também para obter o melhor desempenho. Veja alguns benefícios do alongamento muscular!

Alongar aumenta a flexibilidade

A prática do alongamento contínuo ajuda a soltar os músculos e melhorar sua flexibilidade. Sempre que uma pessoa se alonga, ela estica toda a composição da parte do corpo que está sendo alongada e, por isso, ocorre uma reação como se o músculo e os nervos desatrofiassem, esticando-os.

Você pode perceber que quanto mais alonga, mais consegue realizar o exercício com amplitude. No entanto, a prática deve ser iniciada aos poucos, aumentado dia a dia sua extensão.

Com o alongamento contínuo você conseguirá ver uma melhora significativa dos movimentos com apenas algumas semanas. Não é sensacional?

Alongar corrige e melhora a postura

​Quem nunca sentiu ou ouviu alguém reclamar de problemas e dores na coluna? As pessoas passam muitas horas sentadas, na frente de computadores e telas, carregam peso excessivo em suas bolsas, entre outros problemas que levam à má postura.

Alongar com frequência pode contribuir e muito para melhorar a sua postura, ajudando na sua sua correção.

Exercícios de alongamento, em especial, nas áreas do pescoço, costas e braços são muito eficientes para prevenir e auxiliar em tratamentos de doenças como lombalgia e cervicalgia, aquelas que aparecem na área da coluna.

Para não errar é preciso começar com exercícios leves, com intensidade moderada. Caso você apresente sintomas prolongados de dor, sempre recomendamos uma visita a um especialista.

​Alongar evita lesões e aquece para exercício mais intenso

A opção de alongamento que as pessoas mais conhece é aquela que acontece antes dos exercícios físicos de maior intensidade. ​Nesses casos, ele prepara o músculo para receber uma dose maior de impacto, prevenindo possíveis lesões musculares.

Quando o músculo já está aquecido, fica mais resistente à impactos maiores.

Vale lembrar que o alongamento também deve ser feito após o exercício, porém, de maneira moderada. Ele serve para relaxar o músculo depois das atividades.

​Alongar ativa a circulação sanguínea

​Outro benefício do alongamento é que ele ativa a circulação do sangue. Ao ser esticado, o músculo recebe um fluxo sanguíneo maior, fazendo com que ocorra uma maior circulação em todo o organismo.

Com o aumento deste fluxo, amplia a oxigenação nos músculos do corpo, diminuindo e muito o risco de lesões.

​Alongar ajuda a relaxar e alivia o estresse

O alongamento ajuda a aliviar a tensão muscular existente no corpo. Essa tensão pode ser a responsável direta por dores de cabeça, costas e pescoço, além de incomodar muito quem a sente. A prática de alongar relaxa o corpo e produz uma sensação de tranqüilidade e ajuda a encontrar o equilibro da mente.

Muitas pessoas vivem situações de estresse excessivo e um dos benefícios do alongamento é justamente neutralizar este desgaste diário. Além de contribuir com os músculos, alongar deixa a mente mais tranquila e descontraída, causando uma sensação de conforto e bem-estar.

​Ideal para você dormir aquela noite maravilhosa hein!

Alongar trata e previne doenças do trabalho

​Já ouviu falar da lesão por esforço repetitivo e as tendinites? Elas também são conhecidas como LER. Essas lesões assolam milhares de trabalhadores no Brasil. Muitas profissões exigem de seus profissionais movimentos contínuos e o uso excessivo de tecnologias, como smartphones e computadores, este esforço provoca reações dolorosas.

​Um dos benefícios do alongamento no ambiente de trabalho é que ele pode ajudar a prevenir esse tipo de lesão e tratar as já existentes. Com movimentos simples e orientados, o profissional pode ter uma melhora significativa no trabalho e na sua qualidade de vida.

O alongamento é uma técnica importante que pode ser usada na busca de uma vida mais saudável. Além de simples, ele possui o benefício de poder ser realizado em qualquer lugar, inclusive no escritório.

​Continue praticando seus exercícios favoritos, mas sempre acrescente os alongamentos no início e fim de cada etapa.

Você pode ainda experimentar uns dois minutos de alongamento antes de iniciar o seu dia de trabalho. Depois volte aqui e nos conte o que melhorou em sua vida!

Dicas de exercícios de alongamento

Dicas de exercícios de alongamento

​Esportes femininos no Menina Joga!

Somos um site especializado na cobertura esportiva feminina. Damos destaque as atletas brasileiras em diversas competições.

Surgimos em 2016 com o objetivo de trabalhar para fortalecer a divulgação das modalidades praticadas por atletas brasileiras.

Além de dicas sobre os benefícios do alongamento, explicações de como relaxar depois dos exercícios físicos, da classificação da Superliga Feminina 2018/ 2019, você pode aproveitar para ler também:

Mayk Souza

Editor e redator em Menina Joga!
Jornalista e fotógrafo, com especialização em marketing digital. Amante dos esportes e apaixonado por futebol. Assisto qualquer jogo, mesmo que não seja do meu time do coração. Nordestino, apaixonado por um bom forró. Sou responsável pela cobertura de futebol e vôlei aqui no Menina Joga!

Deixe uma resposta