Quais são os principais benefícios de pular corda?

benefícios de pular corda

Pular corda é um exercício aeróbico que, além de fortalecer a saúde e tonificar os músculos, ainda ajuda a emagrecer. Entenda todos os benefícios de pular corda e comece a praticar!

Esse é um exercício completo e que trabalha  todo o corpo. Quando a pessoa se dedica é possível ver resultados rápidos, sem nem precisar ir até uma academia.

Mas isso não que dizer que você não necessite de um acompanhamento profissional. Consulte um ortopedista ou especialista em educação física antes!

Prática muito comum por boxeadores, o ato de pular corda ajuda na coordenação motora, acelera a circulação sanguínea, ajuda a evitar o sedentarismo, queima muitas calorias e pode ser executado em quase todos os locais.

Viu só quanta coisa boa que você pode conseguir?!

7 principais benefícios de pular corda

Parece até uma brincadeira, mas essa é uma prática esportiva usada por milhares de atletas para melhorar a resistência dos músculos.

Continue lendo para entender cada um dos benefícios de pular corda.

Faz bem ao coração

Pular corda é um exercício aeróbico que faz com que o sangue seja bombeado mais vezes para o coração e, assim, fortalecendo-o e deixando-o mais saudável.

Quando você pratica o exercício regularmente, com o tempo, acaba por diminuir a pressão arterial e a frequência cardíaca em repouso, enquanto aumenta o consumo de oxigênio do corpo.

Ajuda a emagrecer rápido

Milhares de pessoas sofrem com o sobrepeso e não encontram um exercício adequado que possa ajudar no emagrecimento. Até para aquelas gordurinhas extras, pular corda pode ser um santo remédio.

Esse exercício auxilia no emagrecimento rápido por causa da alta queima de calorias em pouco tempo. É possível perder mais quilos do que praticando somente uma caminhada, por exemplo.

Mas cuidado, se você nunca pulou corda ou está sedentário, deve começar o exercício aos poucos e ir aumentando a frequência semanalmente. Além disso, vale fazer uma consulta médica para avaliar se a estrutura dos joelhos e calcanhares estão aptas a receber tal impacto.

Auxilia no combate a depressão

Pular corda faz com que hormônios de felicidade e satisfação sejam liberados no organismo, auxiliando no combate a depressão e ajudando a recuperar a vitalidade.

Comece hoje mesmo e sinta a diferença!

Isso ajuda a evitar que os efeitos da depressão sejam mais fortes e neutralizem o convívio social. Um dos benefícios de pular corda é justamente colaborar para manter a autoestima elevada e deixar a praticante mais animada, antídoto contra a depressão.

Fortalece os músculos

Os músculos do corpo humano são como uma engrenagem e precisam ser movimentados para ficar em perfeitas condições. Quanto menos nos movimentamos, mais eles se enfraquecem, o que pode levar a diversos problemas de saúde.

Pular corda fortalece os músculos de todo o corpo, desde as pernas, abdome e braços e ajuda a defini-los. Se você quer ficar com os músculos tonificados, este é um ótimo exercício.

Alivia o estresse

Quem não sofre constantemente com situações de estresse em casa, na rua ou no trabalho, não é mesmo? Parece que a pressão exercida sobre as pessoas é cada vez maior e essa doença da modernidade pode levar a sérios problemas de saúde.

Ao pular corda, você alivia o estresse e ainda conta com o benefício de cuidar do seu corpo. 

A modalidade, que antes era vista como uma brincadeira de criança, remete a sentimentos bons e relaxa, fazendo com a praticante seja uma sessão de corda mais animada.

Elimina toxinas

O exercício de pular corda faz com que o praticante transpire muito e, consequentemente, libera do corpo todas as toxinas que ficam armazenadas e que dificilmente sairiam sem o suor.

Quanto mais líquido você perde, mais limpo fica seu organismo.

São vários os motivos para você comprar logo sua corda e começar a treinar.

Melhora a circulação sanguínea e a capacidade pulmonar

Como pular corda bombeia mais sangue para o coração, a circulação sanguínea também é beneficiada, pois acontece de forma mais fluida. O coração trabalha mais para cumprir o bombeamento do sangue e o faz circular pelas artérias, o que diminui o risco de sofrer um infarto ou uma parada cardíaca.

Os pulmões também trabalham mais e melhor e a praticante ganha aos poucos uma melhor capacidade pulmonar.

Vamos começar a pular corda?

Agora que você já viu quais são os principais benefícios de pular corda, saiba que para começar não precisa de uma academia. Pode fazer em casa mesmo, usando apenas uma corda simples e um calçado adequado.

Para quem vai começar, recomenda-se que os treinos sejam feitos três vezes por semana, durante pelo menos 15 minutos, e que possam ser aumentados com a melhora do desempenho da praticante.

Uma dica importante é praticar o exercício com uma corda com peso, que você pode encontrar em qualquer loja de acessórios esportivos e custa bem baratinho. Na hora da prática, também é essencial cuidar da postura e olhar sempre para frente, para não prejudicar a coluna.

Conforme seu desempenho melhorar, você pode variar os tipos de exercícios e aumentar o tempo de execução. Logo os primeiros resultados vão aparecer.

Você pode ler aqui alguns dos principais benefícios de pular corda. Está pronta para começar? Pratique hoje mesmo e divirta-se!

Já explicamos aqui como relaxar depois do treino e todas as regras do vôlei, nós somos especializados na cobertura esportiva feminina.

Além de mostrar os benefícios de pular corda, damos muito destaque para as competições de vôlei, futebol, basquete e outras modalidades que contém com a presença de atletas brasileiras.

Depois de ler os benefícios de pular corda, curta nosso canal no Youtube e aproveite também para ver:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *