Como relaxar depois dos exercícios físicos?

Como relaxar depois dos exercícios físicos?

Praticar esportes é uma das maneiras mais eficazes de se manter saudável em meio a correria do cotidiano agitado. Porém, é preciso ficar atenta para melhorar o seu desempenho e sentir o corpo bem-disposto depois das práticas esportivas. Aprenda aqui como relaxar depois dos exercícios físicos.

Além de recuperar as energias, as técnicas de relaxamento aumentam a disposição e proporcionam o equilíbrio mental e físico, ajudando a manter a saúde harmonizada.

Para evitar lesões ou fadiga excessiva dos músculos, você precisa aprende como relaxar depois dos exercícios físicos, já que este relaxamento é necessário para potencializar o  prazer da atividade física, aumentando seus benefícios.

Como relaxar depois dos exercícios físicos?

Abaixo você vai encontrar cinco dicas fantásticas que vão te ajudar a deixar o seu corpo e mente relaxados depois de qualquer prática esportiva.

Alongamento

Essa é uma das técnicas mais conhecidas para quem busca uma alternativa de como relaxar depois dos exercícios físicos. O alongamento é exigido antes das práticas esportivas, mas é também eficaz ao término de cada sessão. Para que a técnica seja bem utilizada, você precisa ficar de olho em algumas orientações de especialistas.

Você deve alongar seus músculos na medida de sua mobilidade, ou seja, não forçar os mesmos mais do que esta acostumada ou além do seu limite. Deve começar pelas partes inferiores e ir até a cabeça, onde deve alongar bem a parte do pescoço, sem pressa e muito cuidado.

Além de ajudar a relaxar, o alongamento colabora com a boa postura e o tônus muscular.

Massagem corporal

Esta é uma técnica milenar utilizada para o relaxamento do corpo e da mente, principalmente depois dos exercícios físicos.

Por meio do uso das mãos ou de aparelhos que ajudam a soltar os músculos, a atleta recebe estímulos que podem ser suaves ou mais rigorosos e que ajudam a desprender a tensão causada pelo exercício físico.

Se a massagem puder ser feita com óleo corporal ou cremes com ativos relaxantes, melhor ainda. O toque das essências e o aroma vão te ‘desligar’, aproveitando ainda mais o momento.

Meditação para relaxar

A meditação pode sugerir uma técnica utilizada somente para a mente, mas não é. Por meio dela é possível esvaziar a mente e também relaxar o corpo depois dos exercícios físicos.

Meditar é um método de relaxamento que qualquer pessoa pode fazer, basta treinar e concentrar-se naquilo que faz no momento de desconexão.

Escolher um lugar silencioso e tranquilo é o primeiro passo. Após colocar-se em uma posição confortável, é hora de desligar a sua mente do mundo exterior e pensar em seu mundo interior, como único naquela hora.

Após alguns minutos de meditação, será possível sentir a sensação de bem-estar e relaxamento dos músculos. Experimente essa sensação!

Banho pós-treino

Tomar um banho relaxante depois dos exercícios físicos não serve só para a higienização do corpo, mas também é um grande aliado para descansar os músculos após o treino.

Retirar as roupas suadas e escolher a temperatura certa da água facilitam a circulação do sangue e até a regeneração muscular.

Para aquelas pessoas que praticam exercícios de alta intensidade, que tal apostar em duchas com água mais fria, quase gelada? Se isso para você parece uma tortura, escolha uma temperatura morna e deixe a água escorrer bem por todo o corpo.

Se tiver uma bucha de massagem para aplicar nos músculos, ainda melhor.

Músicas relaxantes e respiração concentrada

A música é o gatilho do relaxamento. Ela ajuda a acalmar e restabelecer as emoções da atleta, podendo facilitar o processo de descanso após as atividades praticadas.

Se você conseguir aliar a música e a respiração concentrada, o momento ficará perfeito!

Pensar no movimento de respiração e sentir baixar aos poucos seus batimentos cardíacos são a chave de um relaxamento completo.

Você pode escolher o seu repertório preferido, mas é bom optar por ritmos que ajudem a descansar a mente e o corpo nesse momento. Essa não é a hora de colocar aquele heavy metal ou axé para tocar, rss.

Com essas cinco dicas de como relaxar depois dos exercícios físicos, a sua atividade vai ficar ainda mais completa e prazerosa. Não deixe de provar e descobrir qual combina mais com você e como sentir-se completamente relaxada com essas atividades pós-treino.

Sobre o Menina Joga!

Somos um site especializado na cobertura esportiva feminina. Damos destaque as atletas brasileiras em diversas competições.

Surgimos em 2016 com o objetivo de trabalhar para fortalecer a divulgação das modalidades praticadas por atletas brasileiras.

Além de dicas de como relaxar depois dos exercícios físicos, da classificação da Superliga Feminina 2018/ 2019, você pode aproveitar para ler também:

Mayk Souza

Editor e redator em Menina Joga!
Jornalista e fotógrafo, com especialização em marketing digital. Amante dos esportes e apaixonado por futebol. Assisto qualquer jogo, mesmo que não seja do meu time do coração. Nordestino, apaixonado por um bom forró. Sou responsável pela cobertura de futebol e vôlei aqui no Menina Joga!

Últimos posts por Mayk Souza (exibir todos)

Deixe uma resposta