Ferroviária vence Brasileirão Feminino 2019

Ferroviária vence Brasileirão Feminino 2019 / CBF

A história do Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino é bem recente. A competição é disputada de forma contínua desde 2013, com seis equipes diferentes conquistando o título, mas apenas a Ferroviária, campeã em 2019 e 2014, vencendo mais de uma vez. Os feitos não param por aí, Tatiele Silveira tornou-se a primeira treinadora a levantar o caneco.

Equipe tradicional da modalidade, a Ferroviária não era apontada como uma das favoritas da competição, justamente pelo forte investimento dos chamados clubes de camisa: Corinthians, Flamengo, Santos, etc…

A conquista inédita de Tatiele, aos 39 anos, veio após duas grandes partidas contra o Corinthians, sendo que a última e decisiva foi disputada na casa das adversárias e vencida após disputa de penalidades máximas.

 “É a realização de um sonho! É o primeiro ano que participo da primeira divisão do Campeonato Brasileiro e pude trabalhar com um grupo de jogadoras fantásticas. Contemplamos essa temporada com o título, isso é único”, disse Tatiele em entrevista ao site da CBF.

Para você ter uma ideia do feito de Tatiele, nas outras seis decisões do Brasileirão Feminino, apenas duas técnicas estiveram presentes: Emily Lima, em 2016, e Dorotéia de Souza, em 2018.

Final do Brasileirão Feminino 2019

A competição é disputada em jogos de ida e volta e teve duas equipes paulistas na decisão: Corinthians e Ferroviária. Detalhe, os dois times também duelaram nas semifinais do Paulistão 2019, com supremacia do Timão.

Parece que as Guerreiras Grenás (como são conhecidas as jogadoras da Ferroviária) estavam guardando forças para o Brasileirão, e a estratégia deu certo.

Se por um lado, no campeonato estadual, elas sofreram duas goleadas para o Corinthians, já no Brasileirão Feminino 2019 o que se viu em campo foi um time totalmente diferente e bem motivado.

Depois de um empate em 1×1 em jogo disputado no interior, a decisão do torneio acabou ficando para a tarde do domingo (29 de outubro), na capital. A torcida corintiana compareceu em peso e apoiou o time desde o início da partida.

Em campo, duas equipes se respeitando bastante em uma tarde de muito calor em São Paulo, o zero não saiu do placar, levando a decisão do Brasileirão Feminino 2019 para as penalidades.

As meninas da Ferroviária garantiram o título após vencer as cobranças de pênaltis por 4 a 2, com destaque para a goleira Luciana que defendeu uma das batidas.

Todas as campeãs do Brasileirão

Como já falei lá em cima, o Brasileirão Feminino é um torneio relativamente novo e vai ganhando notoriedade a cada edição.

Em 2013, o torneio foi vencido pelo Centro Olímpico, já em 2014 a taça ficou com a Ferroviária. 2015 foi a vez de outro time do interior de São Paulo garantir o troféu, o tradicionalíssimo Rio Preto.

O Flamengo quebrou a supremacia paulista em 2016, garantindo até aqui o único título de um time de fora do estado de São Paulo. Foi naquele ano que nascemos …

Em 2017, as Sereias da Vila conquistaram o título para o Santos. Já em 2018 foi a vez do Corinthians também conquistar a competição.

Agora, além de ter a primeira técnica campeã, as Guerreiras Grenás garantiram o bicampeonato da Ferroviária.

Saiba aqui qual foi a classificação final do Brasileirão Feminino 2019

Ficamos muito felizes, a cada ano nosso trabalho é mais reconhecido. São muitos acessos ao site diariamente e, principalmente, percebemos mais pessoas interessadas na modalidade, mais torcedores nos estádios e mais destaque na mídia.

As meninas merecem mais respeito e mais apoio. Estamos juntos nesta luta!

Um pouquinho da nossa história

Lançado em 2016, o site Menina Joga! é especializado na cobertura esportiva de atletas brasileiras.

As modalidades que mais atuamos recentemente são futebol, vôlei e basquete, mas queremos intensificar e ampliar isso. Já demos alguns destaques para o futsal, natação, lutas, handebol e outros esportes. Queremos mais!!!

​Este ano foi o momento de vivenciar a nossa primeira Copa do Mundo, foi incrível. Ano que vem será a vez dos Jogos Olímpicos de Tóquio.

​Além de ler sobre a incrível conquista da Ferroviária no Brasileirão Feminino 2019 A1, também mostramos algumas dicas de como relaxar depois dos exercícios físicos, os benefícios do alongamento e as modalidades olímpicas femininas.

O que você está achando do nosso site? Comente, sua opinião é muito importante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *