Reconhecimento! Formiga recebe prêmio Bola de Prata

Formiga é a primeira mulher Bola de Prata

Ela é a recordistas de jogos com a camisa da Seleção Brasileira. Porém, mais do que isso, esta é a primeira vez que uma mulher vence no concurso que elege os principais jogadores brasileiros da temporada. Ela não ganha os salários astronômicos do futebol mundial, mas esteve presente em todas as edições olímpicas do futebol feminino. Formiga recebe prêmio Bola de Prata 2016. Reconhecimento mais que justo!

Aos 38 anos, Formiga anunciou sua aposentadoria após a disputa das Olimpíadas do Rio de Janeiro. Em seu currículo contém seis participações em Jogos Olímpicos, seis Copas do Mundo, a jogadora mais velha a marcar em uma Copa (fez isso com 37 anos, em 2015), e tem o total de 151 partidas pela Seleção Feminina.

Ela é baiana de Salvador e recebeu o prêmio na noite desta segunda-feira (12), no Teatro Santander, em São Paulo. A escolha pela volante é uma forma de reconhecimento pela sua dedicação e luta, não só com a camisa do Brasil, mas por um espaço mais justo para as mulheres na principal categoria esportiva do país. Ela atuou por 21 anos no time canarinho.

 

 

Formiga ganhou três Jogos Pan-Americano (2003, 2007 e 2015), tem duas medalhas de prata olímpicas (2004 e 2008), além de um vice (2007) e um terceiro lugar (1999) na Copa do Mundo.

Formiga recebe prêmio Bola de Prata e marca divisão de águas

Várias mudanças estão previstas para o futebol feminino nos próximos meses. A CBF já anunciou a ampliação do Campeonato Brasileiro da categoria para o próximo ano, a Conmebol passará a exigir que times masculinos que disputem a Libertadores tenham também equipes femininas e a ESPN, atual organizadora do prêmio Bola de Prata, promete uma premiação mais ampla, nos mesmos moldes do que há hoje para os homens.

Enquanto isso, Foz Cataratas e Ferroviária estão no Uruguai disputando a Copa Libertadores Feminina 2016.

Outra companheira de Formiga, a nossa capitã Marta é finalista do prêmio de Melhor Jogadora da FIFA.

Mayk Souza

Editor e redator em Menina Joga!
Jornalista e fotógrafo, com especialização em marketing digital. Amante dos esportes e apaixonado por futebol. Assisto qualquer jogo, mesmo que não seja do meu time do coração. Nordestino, apaixonado por um bom forró. Sou responsável pela cobertura de futebol e vôlei aqui no Menina Joga!

Últimos posts por Mayk Souza (exibir todos)

Deixe uma resposta