Handebol brasileiro domina a América

Brasil, o país do handebol feminino | 6 ouros no Pan-Americano

Brasil é conhecido internacionalmente como o país do futebol. De fato, vencemos diversas vezes a Copa do Mundo masculina e o temos também a maior atleta de todos o tempo, nossa rainha Marta. Mas é handebol feminino brasileiro o dono das Américas.

Essa é a primeira vez na história que uma seleção brasileira conquista uma modalidade seis vezes seguidas. Desde os jogos de Winninpeg, no Canadá, em 1999, o Brasil conquistou todos as medalhas de ouro.

Conquistas do handebol feminino no Pan

Ao longo dos últimos 24 anos, apenas uma bandeira esteve presente no topo das competições de handebol feminino nos Jogos Pan-Americanos. As meninas brasileiras venceram as edições de:

  • Winnipeg – 1999
  • Santo Domingo – 2003
  • Rio de Janeiro – 2007
  • Guadalajara – 2011
  • Toronto – 2015
  • Lima – 2019

De quebra, as brasileiras também garantiram a vaga para os Jogos Olímpicos 2020.

O handebol feminino estreou nos Jogos Pan-Americanos em 1987, em Indianápolis, nos Estados Unidos. A modalidade ficou fora da edição seguinte, em 1991, em Havana (Cuba), mas voltou em definitivo desde 1995, em Mar del Plata (Argentina).

A seleção dos Estados Unidos venceu as duas primeiras edições e depois o Brasil dominou o handebol feminino das Américas. São seis vitórias seguidas!

“​Espero que essa hegemonia dure até jogar o sapato fora”, brincou a goleira Renata em entrevista ao Globo Esporte.

​Brasil é ouro em Lima

​As meninas do time feminino de handebol brasileiro chegaram ao 35 triunfo seguido em jogos Pan-Americanos ao bater as argentinas na decisão, de virada.

A última derrota do time brasileiro aconteceu em 1995, diante dos Estados Unidos. Faz tempo ...

A partida começou com grande atuação da Argentina, um time leve e solto que deu muito trabalho a defesa brasileira.

O técnico Jorge Dueñas teve muito trabalho para acertar a seleção brasileira e teve que fazer várias alterações para equilibrar o confronto. Duda e Larissa encaixaram vários contra-ataques e empataram a partida antes do intervalo da partida.

Na segunda etapa, a experiência das atletas brasileiras prevalesceu. Vitória do Brasil por 30 x 21. Ouro no Pan e também vaga para os Jogos Olímpicos de Tóquio.

Mayk Souza

Editor e redator em Menina Joga!
Jornalista e fotógrafo, com especialização em marketing digital. Amante dos esportes e apaixonado por futebol. Assisto qualquer jogo, mesmo que não seja do meu time do coração. Nordestino, apaixonado por um bom forró. Sou responsável pela cobertura de futebol e vôlei aqui no Menina Joga!

Deixe uma resposta