Minas é bicampeã Sul-Americana e garante vaga no Mundial de Clubes 2019

Minas vence sul-americano 2019

​Grande título, contra um grande time. Fizemos um grande jogo contra o Praia​!"

​Essas foram as palavras do técnico Stefano Lavarini após a vitória da sua equipe diante do arquirival Praia Clube. Com o resultado, a equipe do Minas celebrou o bicampeonato do Sul-Americano de vôlei feminino e garantiu vaga no Mundial de Clubes da categoria, que será disputado na China.

Após vitória nas três primeiras partidas, Praia Clube e Minas Tênis Clube, que lideram a Superliga Feminina, fizeram a decisão do torneio que foi disputada no sábado (23), em Belo Horizonte (MG).

De forma impecável, mesmo diante das rivais de Uberlândia, a equipe do Minas encerrou a competição vencendo todos os 15 sets que disputou. A campanha perfeita coroa a excelente temporada do Minas Tênis Clube.

Minas vence sul-americano 2019

​Minas x Praia - Final do Sul-Americano 2019

​As duas equipes representam o que há de melhor no vôlei feminino brasileiro da atualidade e fizeram grande partida na capital mineira.

O primeiro set foi bem equilibrado, com ambas as equipes assumindo a liderança do placar. Macrís ditou o ritmo do ataque minastenista, dificultando a vida das defensoras do Praia. Aos poucos, o Minas abriu vantagem para vencer o set em 25/21.

O Praia Clube tentou forçar o saque no segundo set, mas a defesa do Minas estava atenta. Com boa participação de Gabi e Carol Gattaz, as donas da casa abriram boa vantagem em 13/8. Contando com erros das meninas do Praia, o time da capital fechou com tranquilidade a parcial com vitória por 25/16.

Em desvantagem, só restava ao Dentil/ Praia Clube tentar uma reação na partida, e foi o que as meninas fizeram. O set foi disputado ponto a ponto até o fim. Já na fase final da parcial, Carol Gattaz, Macrís e Bruna Honório se destacaram para gatantir a vitória por por 26/24.

​Nesta final, o time inteiro jogou muito bem. Jogamos bem no passe, no ataque e na defesa. Esse é o nosso jogo, esse é o nosso time. A equipe toda está de parabéns e tenho muito orgulho em vestir e defender essa camisa.​" Carol Gattaz

Ficha técnica da partida

Itambé/Minas: Macrís, Bruna Honório, Mara, Carol Gattaz, Natália, Gabi e Léia (líbero). Entraram: Lana, Georgia, Mayany e BruninhaTécnico: Stefano Lavarini

Dentil/Praia Clube: Lloyd, Michele, Fabiana, Fernanda Garay, Fawcett, Carol e Suellen (líbero). Entraram: Rosamaria, Ananda, Paula Borgo e LaísTécnico: Paulo Coco

Árbitros: Paulo Beal e Ivan Cardoso, ambos de Minas Gerais

​Seleção do Sul-Americano de vôlei feminino 2019

​A lista das melhores jogadoras do torneio foi dominada pela campeã Minas Tênis Clube. Gabi foi eleita a melhor ponteira, Léia foi a melhor líbero, Macrís a melhor levantadora e Bruna Honório foi eleita a melhor oposta. Carol Gattaz foi eleita a MPV, melhor jogadora do Sul-Americano de vôlei feminino 2019.

Além delas,​ a seleção do torneio teve Fernanda Garay como a melhor ponteira, Fabiana como a melhor central, ambas do Praia, e, ainda, Bianca Fariad, do San Lorenzo, também como melhor central.

Minas vence sul-americano 2019

Classificação final do Sul-Americano de vôlei feminino 2019

​J

V

D

​SETs

Minas Tênis - Vôlei Feminino

​4

​4

0

​12 / 0

Dentil Praia - Vôlei Feminino

​4

​3

1

9 / 3


san-lorenzo-volei-feminino

​4

2

​2

6 / 6


Boca Juniors

​4

​1

​3

3 / 9

Club Olympic - Vôlei feminino

​4

0

​4

0 / ​9

​Sobre o Sul-Americano de vôlei feminino

O torneio é disputado desde 1970, com o Brasil sendo o maior vencedor. São 27 títulos, sendo campeão nas últimas 15 edições.

O primeiro time brasileiro a vencer o torneio foi o Pinheiros, em 1970. O Fluminense é o maior vencedor, são seis títulos no total.

O Sul-Americano de vôlei feminino é o torneio que determina o representante da América do Sul no Campeonato Mundial.

​Vôlei feminino é aqui no Menina Joga!

Lançado em 2016, o site Menina Joga! é especializado na cobertura esportiva de atletas brasileiras.

Competições como Superliga Feminina, Liga de Basquete e Campeonato Brasileiro de futebol são algumas das acompanhadas pelo site.

​Também destacamos as disputas Sul-Americanas, Mundial de clubes e torneios disputados pela Seleção de Brasileira de vôlei.

​Além de ler sobre o título do Minas Tênis Clube no Sul-Americano de vôlei feminino 2019, também mostramos algumas dicas de como relaxar depois dos exercícios físicos, os benefícios do alongamento e as modalidades olímpicas femininas.

Mayk Souza

Editor e redator em Menina Joga!
Jornalista e fotógrafo, com especialização em marketing digital. Amante dos esportes e apaixonado por futebol. Assisto qualquer jogo, mesmo que não seja do meu time do coração. Nordestino, apaixonado por um bom forró. Sou responsável pela cobertura de futebol e vôlei aqui no Menina Joga!

Últimos posts por Mayk Souza (exibir todos)

Deixe uma resposta